Mesmo com a desaceleração do IPCA no mês de abril não tivemos a animação dos especialistas que acompanham as variações dos índices econômicos quanto a melhora dos mesmos. O avanço dos preços em geral não é um bom indicador para o consumo seja de bens relacionados a indústria, ou, a prestação de serviços. Em 12 meses o acumulado do IPCA bate em 12,13%, sendo que a quase uma década não chegávamos a esse patamar.
A questão é que, de forma geral, não temos sinais que possam ser considerados positivos quanto aos parâmetros de acompanhamento desse índice, ou seja, as avaliações são de uma inflação decentralizada e abrangente, afetando vários produtos, serviços, e vários setores da economia, o que dificulta seu controle.
Mesmo assim as perspectivas de resultados das empresas para o segundo trimestre (todo primeiro semestre), principalmente para o comércio e serviços são de otimismo. Trata-se de uma batalha interessante, os índices como o IPCA, não são dos melhores, mas setores da economia trazem otimismo pelo volume de operações.
ความคิดเห็น