top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A AMPLITUDE DO CONCEITO DE INSUMOS

O tema chegou a análise do drawback que é um regime especial voltado ao comércio exterior no qual se permite a importação de itens, com suspensão de tributos incidentes no desembaraço aduaneiro, desde que ocorra a exportação dos produtos finais nos quais esses itens importados serão componentes na manufatura (fabricação).


A Receita Federal entende que essa aplicação é direcionada para a importação de matérias primas, produtos intermediários e materiais de embalagem utilizados na produção dos itens a exportar.


A Justiça Federal (8ª Vara da Justiça Federal do D.F.) teve interpretação favorável a posicionamento de contribuinte que buscou enquadrar no drawback peças de reposição para máquinas descaroçadoras de algodão destinado a exportação, cuja função desses equipamentos no processo, é retirar impurezas, sementes e caroços desse algodão voltado ao comercio exterior.


A interpretação aplicada foi que essas peças são insumos de produção, e não bens de capital, considerando sua importância no funcionamento dessas máquinas e o consequente desgaste resultado dessa utilização.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page