Algumas linhas de análise especulam o que esta acontecendo com os bancos europeus, Uma delas explora o fato de os Estados Unidos estarem investigando o Credit Suisse e o UBS, por possível apoio de seus executivos a oligarcas russos para contornar sanções financeiras impostas pelos EUA.
Fato é que a compra do Credit Suisse pelo UBS altera a proposta de operacional e de investimento desse último apresentada a seus clientes, que era de baixo perfil de risco, crescimento orgânico, e alto retorno de capital. Enfim, as ações dos dois bancos continuam em queda, mantendo apreensão no mercado.
Também o Deutshe Bank teve forte queda de suas ações na ultima sexta feira (24/março), ligando sinal de alerta. Nesse caso tivemos algumas reestruturações e mudanças de lideranças visando uma recuperação sólida junto ao mercado, mas parece as ações ainda não surtiram efeito. Enfim o mercado está atento e apreensivo, acompanhando a evolução desse assunto, considerando também a quebra do Silicon Valley Bank nos EUA pela perda de valores dos títulos que possuía, fator que pode trazer alterações nas políticas de juros dos EUA, e até mesmo do Brasil, também nos EUA tivemos o fechamento do Signature Bank e problemas de queda de valor de mercado do First Bank. Muitos indicam como indicativo para essas ocorrências a política de juros que estão sendo aplicadas nesses locais.
Comments