A LOGÍSTICA DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
- Grupo Bahia & Associados

- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Em treinamentos junto a empresas clientes, e não clientes, nos deparamos com situações que estão relacionadas à “.......muitas vezes não entrego determinada atividade com mais qualidade pois não sei quem de fato é o meu cliente e o uso da mesma....”. Ora, então pergunte, questione, entenda o processo!
Quanto isso ocorre, abordamos a sequência do que vamos comentar e apresentar, utilizando o exemplo das atividades de logística. O sucesso da operação logística esta na capacidade da empresa que a realizada, tendo as condições apropriadas para a realização das atividades – máquinas, equipamentos, armazéns, pessoal – conhecendo cliente, conhecendo o fornecedor, os locais de operações dos mesmos, o produto a retirar e entregar, o prazo para a realização da atividade, distancia a percorrer, ou seja, a capacidade de atendimento, o sucesso do atendimento depende de um mapeamento das informações.


Assim, conhecer os envolvidos e os detalhes da operação, torna-se item fundamental para o sucesso da mesma. O meu cliente é interno, ou, externo? O uso da informação que analisei e estou disponibilizando tem qual finalidade? Poderia adicionar a ela um componente novo que disponho, sem agregar custo, mas que será útil na sequência do processo no qual a informação será utilizada? Que operação “logística de informações” posso desenvolver nessa geração e disponibilização de dados?


Comentamos, também, sobre o uso das ferramentas que dispomos na, recepção, análise, agregação de dados, geração da informação sobre a minha responsabilidade e encaminhamento da mesma para a etapa seguinte de seu uso. Eu tenho essas ferramentas e sei utilizá-las? Voltando a logística, comentamos sobre avaliar a atividade a ser realizada com uma pick-up, ou com um caminhão, ou até mesmo com um trem ou avião, mas podendo ser ela confeccionada com um motoboy mantendo qualidade e prazo. Sei distinguir essa ferramenta de uso e o seu impacto no processo, sei utilizá-la a contento, avaliei se a minha escolha é a ideal considerando por exemplo, tamanho do pacote, peso, distancia a percorrer, tempo para a entrega?. Na comunicação entre áreas, entre departamentos, precisamos dessa mesma avaliação para que a informação siga com qualidade, seja recebida com qualidade, em tempo, gerando os resultados esperados.


Ao final, enfatizamos essa comparação da logística com o fluxo de informações internas, ressaltando que a qualidade final, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a satisfação do cliente (interno ou externo), esta alicerçada nesse “despacho, recepção, conferencia, reembalagem, redespacho, e entrega’’ da informações com qualidade a esse cliente.




Comentários