top of page

A LOGÍSTICA DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

Em treinamentos junto a empresas clientes, e não clientes, nos deparamos com situações que estão relacionadas à “.......muitas vezes não entrego determinada atividade com mais  qualidade pois não sei quem de fato é o meu cliente e o uso da mesma....”. Ora, então pergunte, questione, entenda o processo!


Quanto isso ocorre, abordamos a sequência do que vamos comentar e apresentar, utilizando o exemplo das atividades de logística. O sucesso da operação logística esta na capacidade da empresa que a realizada, tendo as condições apropriadas para a realização das atividades – máquinas, equipamentos, armazéns, pessoal – conhecendo cliente, conhecendo o fornecedor, os locais de operações dos mesmos, o produto a retirar e entregar, o prazo para a realização da atividade, distancia a percorrer, ou seja, a capacidade de atendimento, o sucesso do atendimento depende de um  mapeamento das informações.

ree
ree

Assim, conhecer os envolvidos e os detalhes da operação, torna-se item fundamental para o sucesso da mesma. O meu cliente é interno, ou, externo? O uso da informação que analisei e estou disponibilizando tem qual finalidade? Poderia  adicionar  a ela um componente novo que disponho, sem agregar custo, mas que será útil na sequência do processo no qual a informação será utilizada? Que operação “logística de informações” posso desenvolver nessa geração e disponibilização de dados?

ree
ree

Comentamos, também, sobre o uso das ferramentas que dispomos na, recepção, análise, agregação de  dados, geração da informação sobre a minha responsabilidade e encaminhamento da mesma para a etapa seguinte de seu uso. Eu tenho essas ferramentas e sei utilizá-las? Voltando a  logística,  comentamos sobre avaliar a  atividade a ser realizada com uma pick-up, ou com um caminhão, ou até mesmo com um trem ou avião,  mas podendo ser ela confeccionada com um motoboy mantendo qualidade e prazo. Sei distinguir essa ferramenta de uso e o seu impacto no processo, sei utilizá-la a contento, avaliei se a minha escolha é a ideal considerando por exemplo, tamanho do pacote, peso, distancia a percorrer, tempo para a entrega?. Na comunicação entre áreas, entre departamentos, precisamos dessa mesma avaliação para que a informação siga com qualidade, seja recebida com qualidade, em tempo, gerando os resultados esperados.

ree
ree

Ao final, enfatizamos  essa comparação da logística com o fluxo de informações internas, ressaltando que a qualidade final, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a satisfação do cliente (interno ou externo), esta alicerçada nesse  “despacho, recepção, conferencia, reembalagem, redespacho,  e entrega’’ da informações com qualidade a esse cliente.

ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page