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ADMINISTRAÇÃO DE GASTOS COM A REALOCAÇÃO DE ESTOQUES

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 20 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualmente é natural e podemos dizer até, que é condição comercial, o fato de que  para determinada operação, seja de compra ou de venda, o fornecedor, deva manter sob a sua responsabilidade o estoque objeto da transação, até que haja a solicitação do comprador para a efetiva entrega.


Quando citamos a condição comercial, há por traz da análise, a proposta de redução de gastos de armazenagem pelo adquirente, ou seja, se comercialmente tenho força de negociação para adquirir uma quantidade grande de produtos e como condição negocial solicitar ao fornecedor  que somente me entregue os mesmos (produtos) quando eu solicitar, é fato que reduzi minhas despesas com armazenagem, sendo fato também, que posso programar  aquele espaço físico usado para essa “outrora” armazenagem que, agora,  não estará mais comigo, para desenvolvimento de outras atividades relacionadas a minha operação. Se estou do lado do fornecimento, também, posso ter a vantagem financeira de concretizar esse fornecimento significativo com valor correspondente,  o que para mim é bom, deixando todo esse estoque sob a responsabilidade terceiros, por um custo administrável,  reduzindo meus gastos relacionados ao mesmo, até a entrega efetiva.


Para esse fim (redução de gastos com estoque) são várias as alternativas que as empresas podem explorar nessa análise, sendo que buscamos de forma resumida, trazer para discussão pontos que julgamos são importantíssimos na avaliação.


Muitas vezes, aspectos relacionados a armazenagem externa, ou o uso de armazém geral, ou a implantação de um depósito fechado, ou a exploração de um centro de distribuição, são colocados como alternativas a se explorar como possíveis redutores de custos.


A questão para qual chamamos atenção não está relacionada somente aos vários aspectos a analisar como redutores de gastos para essa gestão, pois aquele item ou alternativa que parece ser o ideal, com o tempo de uso  pode ser tornar problemática, por questões de controles de natureza fiscal e contábil, por questões de natureza sistêmica, por questões de natureza até fisco-cadastral do estabelecimento que  se propõe a realizar a atividade de gestão desse estoque.


No link abaixo temos  matéria do Grupo Bahia Associados publicada no Portal Contábeis  sobre os cuidados e atenção quando se busca a redução de custos  na gestão de estoques.



Outro ponto importante nessa análise é maximizar as possibilidades de créditos com essa realocação de estoque, ou seja, quais os possíveis créditos que posso ter nessa operação, qual o tratamento para essa alocação – gastos operacionais relacionados a administração de estoque em poder de terceiros?   


Outros fatores a começarmos considerar nessa avaliação são os possíveis impactos da Reforma Tributária com a administração desse estoques.

 
 
 

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