Ativo estressado é a identificação dada no mercado financeiro, para grupo de ativo da companhia, que sofreu impacto negativo direto, pela não condição dela (companhia) honrar seus compromissos financeiros no mercado.
Com esse perfil, o que temos é a conversão de determinada divida em participação societária, isso ocorrendo inclusive, para a possibilidade de levantamento de crédito quando ativos da empresa, são cedidos como garantia de linhas de financiamento.
Assim, credores passam a ser acionistas, mas as vezes, eles não são especialistas em administrar esse tipo de ativo repassando o mesmo a fundos especializados.
O cuidado nessa operação é a cobertura contratual para a mesma, isso para ambos os lados, de forma a dar cobertura para quem busca a linha de crédito, ou a negociação, mas quer manter a máxima possibilidade de controle sobre esses ativos dados em garantia, inclusive juntando-os novamente a seu patrimônio. Já para o outro lado a cobertura contratual esta relacionada a facilidade de administrar da forma que melhor lhe convier a parcelada do ativo dada como garantia da dívida, e que agora se tornou participação acionária, inclusive com a possibilidade de comercializá-lo com terceiros, obviamente, dentro dos limites da legislação societária.
Comments