top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

COMPROMETIMENTO E COMPROMISSO

Esses dois conceitos  estão diretamente relacionados ao quanto entregar, ou, ao quanto se dedicar a determinada atividade, determinado negócio.

A questão é interessante pois através dela você percebe em todos os níveis de relacionamento, aqui focamos a esfera profissional, o engajamento dos colaboradores a determinada proposta ou projeto.

 

O compromisso está associado a atender uma responsabilidade assumida. Assim a empresa contrata determinado profissional para ocupar a função “x”  que tem  relacionada a mesma as atividades identificadas como “a”, “b”, “c”, “d”. Esse profissional cumpri esse acordo laboral, e atende a todas as  responsabilidades dessa função realizando as atividades inerentes a mesma. Ele atendeu ao seu compromisso com a empresa.

 

Mas podemos ter esse mesmo colaborador,  no mesmo cenário, ou seja, contratado para ocupar a função “x”  que tem  relacionada a mesma as atividades identificadas como “a”, “b”, “c”, “d”, e ele cumpri integralmente as responsabilidades relacionadas, e além disso, busca entender a origem das informações que recebe para realizar as suas atividades, busca analisar se pode propor melhorias nesse fluxo, busca entender a etapa seguinte do trabalho com o uso das informações que disponibiliza e a forma de poder melhorar fluxo e qualidade das mesmas. Temos aqui um perfil de comprometimento





No “dito popular”, o compromisso pode ser considerado como “....a minha parte está feita....”. Já  o comprometimento tem o foco em transmitir a informação quanto a  fiz a minha parte, mas estou me inteirando com os departamentos envolvidos como origem ou como destino da informação que trabalhei para buscarmos o melhor em termos de qualidade, quero entender mais e poder colaborar com eles.



É importante saber dosar a intensidade do compromisso e do comprometimento. Nesse prisma,  a dosagem do compromisso parece ser mais identificável, pois existe uma formalização, ou seja, tenho por exemplo, um acordo de trabalho no qual esta claro as minhas responsabilidades e o que a empresa espera de mim. Já no comprometimento  é fundamental estar ciente que atendi todos os parâmetros do meu compromisso, e agora vou ajudar alguém ou alguma área, vou me envolver para colaborar e buscar uma melhor qualidade das informações, mas não posso assumir a atividade ou responsabilidade do outro, o sentido é de colaboração, de ajuda, de trabalho em time, de buscar o sucesso de todos e para todos, com cada um dos envolvidos atendendo o seu compromisso com a parte que o contratou, ou, com a qual tem um acordo.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

REFORMA TRIBUTÁRIA

Temos realizado comentários quanto a questão relacionada a proposta original da reforma tributária de não aumento de carga tributária, e as análises atuais, que indicam, essa proposta não será cumprid

VAREJO

As vendas no varejo cresceram em abril, mas com crescimento abaixo do esperado. Apesar disso houve, também, a identificação  de busca ao alcance da meta considerando o aquecimento do mercado de trabal

Comments


bottom of page