top of page

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA – ENTENDA AS PREMISSAS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • há 9 horas
  • 3 min de leitura

Cada vez mis fica evidenciado o fato de que a comunicação é, sem dúvida, o aspecto mais importante, inclusive, em nossa vida profissional e nas relações empresariais, incluindo ai, as discussões financeiras, econômicas, comerciais, societárias, estratégias, várias outras ....”.


Tem certeza que aquilo que você procurou transmitir foi entendido? Nossos interlocutores entenderam corretamente a informação?  É péssimo e improdutivo você achar que toso, ou a maior parte entendeu, e ao final do processo você identificar que poucos, ou quase ninguém entendeu a informação transmitida.


A comunicação é definida como a forma de se tornar uma determinada informação, ou, um determinado dado, de conhecimento comum, ou, de conhecimento daquele para  quem você a transmite, independentemente do método utilizado. Podemos nos comunicar, por exemplo, através de  gestos, pela fala, pela escrita, pelo visual, o meio onde estamos naquele determinado momento é que vai definir a maneira de nos comunicarmos, mas o importante é transmitir a informação, e ter certeza de que formos entendidos.




Fundamental termos a  confirmação de que houve o entendimento da mensagem. Se possível fazermos um breve teste de confirmação é ideal, algo do tipo, ‘.......então quando ocorrer isso devemos fazer o que......?’A importância está atrelada ao fato de que, invariavelmente , temos ações a tomar após receber e processar aquela informação.


Muitas vezes o retorno quanto ao entendimento pode não estar implícito a dizer que captou a informação naquele exato momento de sua transmissão, mas podemos ter na sequência ao recebimento da mensagem, datas a cumprir, trabalhos a realizar, confirmações a serem processadas, e ai essas informações todas fizeram parte daquele momento de comunicação. Neste caso o receptor da menagem deve ter captado essa sua obrigação de retorno em eventos futuros. O não retorno “quebra” o fluxo de comunicação e traz prejuízo a mesma, a comunicação falhou, pois um componente do circuito não entendeu a mesma, ou, não cumpriu fase de seu conteúdo.


 



O processo de comunicação no mundo corporativo é crucial para o sucesso de qualquer operação, de qualquer atividade. A comunicação no ambiente empresarial é o combustível  do bom rendimento do negócio. A comunicação deve ser objetiva, simples, com o conteúdo necessário para que os interlocutores entendam a mensagem. Muitas vezes a questão aqui fica por conta de  conteúdos extremamente técnicos que para alguns envolvidos no processo de transmissão da mensagem é coisa fácil de entender pois é parte de sua área de atuação, mas para outros é mais difícil por não serem da área. A busca deve estar centrada na otimização e eficiência do processo e daquilo que  dele venha a surgir como resultado. Se não entendeu “levante a mão e diga – não entendi – pode repetir.”




A comunicação corporativa quando relacionada a clientes e fornecedores é revestida de grau de importância mais ativo, envolvendo ai a relação comercial, e mais variáveis como cultura da empresa. Observar aspectos que devem ser considerados no enfoque de que estamos tratando de uma relação comercial, e que essa relação comercial pode ter em seu desdobramento aspectos que mereçam ser validados. Exemplo, dados sobre determinada mercadoria adquirida ou vendida, valores, questões de qualidade e aplicação do item, tempo de entrega, instalação, etc.... Quando tratamos de prestação de serviços, é importante atenção a condicionais acordadas relacionadas a qualidade, prazo de entrega e retorno, meio de disponibilização dos dados/informações, etc.....




Ainda no mundo corporativo é fundamental sabermos a política da empresa quanto a ferramentas de comunicação, e utilizar aquelas ferramentas que a empresa disponibiliza e considera oficiais. Não menos importante é sempre retornar seja internamente na organização, seja para o seu cliente, ou,  fornecedor externo, apresentando o seu parecer sobre o grau de entendimento do que foi tratado. Pondere que o seu não retorno, ou o mesmo de forma não transparente, confusa, imprecisa pode influenciar na avaliação  de sua atividade, e extrapolar para avaliação de seu departamento e de sua empresa perante aquele parceiro externo.




Como dizem, a comunicação é uma arte, seja um excelente comunicador transmitindo com clareza a informação e validando se houve o entendimento. Importante considerar que o receptor da informação (o ouvinte) também deve ser um excelente comunicador, pois a arte de ouvir é parte da arte de se comunicar com maestria. Veja o nosso informativo sobre “OUVIR OU ESCUTAR” de 06/outubro/2023.


Seja um ótimo comunicador. Leve em consideração, que também para esse tema, não importa a quantidade e sim a qualidade, ou seja, comunique o necessário e com qualidade de entendimento para todos os envolvidos..

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Temos abordado em treinamentos, e com empresas que acompanhamos, a importância de um bom planejamento estratégico. Temos, também, vários...

 
 
 
JUROS NOS EUA

O FED – Federal Reserve – Banco Central Americano, manteve os juros nos EUA entre 4,25% e 4,5%, isso pela terceira vez seguida. Lá a...

 
 
 
SELIC

A taxa SELIC chaga a 14,75% ao ano, o percentual mais alto desde 2006. A elevação, consenso de todos os membros  do COPOM – Comite de...

 
 
 

Comments


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page