top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

CONTROLADORIA

Acompanhamos o dia a dia de muitas empresas e notamos o quanto buscam aprimorar os seus controles. Interessante é a dedicação e o empenho nas ações e propostas que visam alcançar esse objetivo. Percebe-se nessa definição de metas, o quanto passam a valorizar o planejamento em seus diversos níveis, assim como a geração de relatórios, análise de relatórios, gestão de metas em seu tempo de realização (curto, médio ou longo prazo), e a qualidade das informações.


No início do século XX, nos Estados Unidos, as empresas buscaram analisar de forma sistêmica a sua condição econômica e financeira, para que as tomadas de decisões, fossem mais consistentes com a realidade vivida por elas em relação ao mercado em que atuavam, ou seja, essas empresas identificaram formas de melhor se posicionarem perante concorrentes considerando a projeção que os negócios estavam tomando. Isso ocorreu através do conceito de controladoria, ou seja, através de um modelo de gestão no qual dados contábeis, de custos, fiscais-tributários, de ativos imobilizados, financeiros e outros, foram suporte para geração de relatórios e análises centralizadas focando planejamento estratégico, planejamento operacional, tomadas de decisão, alcance de objetivos e controle dos mesmos. Algo do tipo:



A matéria prima para a implantação desse conceito de controladoria é a informação e a sua qualidade. A validação do seu fluxo, assim como do tratamento que esses dados terão durante o transito por várias operações na empresa são fundamentais, ou seja, consistente sistema de informações.


Esse processo, cria um quadro de sinergia de controle, focando a interação de áreas e troca de informações consistentes entre as mesmas. A dimensão da qualidade de controle é proporcional a essa sinergia entre as fases que fazem parte dele.


Se sua empresa está trabalhando para implantar uma área de Controladoria, ou, se ela já possui essa área, importante a análise do modelo de gestão a implantar ou implantado, bem como a qualidade do sistema de informações, e a sinergia entre as fases e os seus controles.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Expectativa de que o Congresso receba esta semana, vindos do Executivo, os projetos de lei que buscam regulamentar a reforma tributária sobre o consumo. As informações dão conta de dois projetos, que

DÓLAR

Em sua terceira valorização seguida, o dólar subiu 0,61% e bateu a casa de R$ 5,12 na última sexta-feira (12/04), chegando ao maior valor desde outubro/23. Na semana a alta alcançou 1,11%. O motivo pa

FUNDOS FECHADOS – IMPOSTO DE RENDA FONTE

Solução de Consulta COSIT de número 21/2024, esclareceu quanto a incidência ou não de imposto de renda fonte, na doação para herdeiros, de cotas dos chamados fundos de “super-ricos”, quando a operação

Opmerkingen


bottom of page