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EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 29 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Um dos temas que acompanhamos com ênfase, e para o qual dedicamos estudos e análises específicas é o desenvolvimento tecnológico, a evolução tecnológica,  não somente quanto a possíveis benefícios no desenvolvimento, mas também na aplicação, no uso, no desdobramento desse uso. Esses benefícios tem as mais variadas formas, podem ser fiscais-tributários, podem ser econômico-financeiros, podem ser de marketing, podem ser na distribuição, na logística, na prestação de serviços, podem ser de controle operacional.

 

A BIC que é reconhecida fabricante de canetas esferográficas evoluiu nessa questão quanto a uma excelente campanha de marketing. Ela criou a BICverse que é uma cidade da BIC dentro do jogo Fortnite. Projeto de marketing direcionado a geração “Z”, utilizando o metaverso.

 

Temos uma matéria sobre esse assunto, que com relação ao metaverso, faz as seguintes abordagens.

 

 

“......

Muitas têm estoque em armazéns terceirizados e necessitam ter controles contábeis específicos para essa operação, necessitam ter domínio ágil de suas transações financeiras, considerando as tecnologias associadas a recebimentos utilizando cartão de crédito. Apesar disso tudo, em termos do setor comércio o E-commerce pode, em algum tempo, perder espaço para o metaCommerce que já é caracterizado como o comércio eletrônico no metaverso, ou seja, definido como espaço virtual, coletivo e hiper-realista, originário nos “games”, no qual as pessoas possam, por exemplo, conversar, jogar, curtir eventos, e realizar compras.

 

......

 

Será que gastos de desenvolvimento tecnológico para que a empresa desenvolva e/ou realize propagandas nesse universo real-virtual, podem ter enquadramento da Lei de Inovação, propiciando benefícios fiscais, ou até mesmo, a simples contabilidade dessa despesa com propaganda? Em termos gerenciais, deve ter esse apontamento separado para que a empresa identifique o seu rateio com gastos de divulgação e a forma pelo qual ele foi executado, se por propaganda física, propaganda em sites, propaganda em marketplace, ou, propaganda no metaverso?

 

......”

 

O tema apresenta dinâmica ampla de análise e aplicação conforme comentamos acima, e no caso da BIC o foco foi a divulgação o marketing para consumidores específicos, mas a matéria que esta no link abaixo faz  uma abordagem bem mais ampla sobre a evolução tecnológica, incluindo o metaverso.

 

Boa leitura!

 

 

 
 
 

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