top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

FIM DA MULTA ISOLADA

No nosso informativo de 10/março/23 – Multa Isolada – comentamos sobre a análise do STF - Supremo Tribunal Federal, relacionada ao tema.

Mencionamos que na retomada da análise tínhamos cinco votos pela não possibilidade de aplicação da multa isolada na ordem de 50% sobre os valores de restituição, ressarcimento, ou, compensação solicitados pelo contribuinte e não homologados pela Receita Federal, informando também quanto a existência de duas ações no STF sobre o tema. Os dois Ministros Relatores se manifestaram contra a cobrança dessa multa pela não homologação da declaração de compensação.

Na sexta feira o STF finalizou esse julgamento em conclusão que indica os contribuintes venceram essa “queda de braço” com o Governo Federal, ou seja, a multa isolada foi considerada inconstitucional. Importante que o julgamento tem efeito vinculante, de forma que, o CARF e instancias inferiores da Justiça passarão a adotar o entendimento do STF sobre a questão. A decisão permite que contribuintes que recolheram essa multa solicitem o ressarcimento da mesma.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page