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Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

FLUXO DE CAIXA

Por vezes encontrarmos empresas ou empreendedores que utilizam o fluxo de caixa como a única ferramenta de gestão dos seus negócios.


A suposta facilidade de uso da ferramenta os aproxima dela como se a mesma pudesse dar a eles o real controle das atividades em termos de sua rentabilidade. Sabemos que não é bem assim e fica o alerta para a prática nociva da mesma.


Às vezes analisam a mecânica do fluxo de caixa como um controle de saldo de conta corrente e essa aproximação fazer com que o usuário tenha nele, e nessa simplicidade, a proposta de ferramenta ideal. Não há qualquer análise complementar sobre as variações de prazos de recebimento e pagamento, ou identificação de prazos médios de um e de outro movimento de recursos para que se aplique ou se proponha uma política de fluxo financeiro relacionada a disponibilidades da empresa.



Outro ponto notado nesse uso é a visão limitada ao que chamamos de uma fotografia de caixa, ou seja, a visão limitada do momento atual apresentado nos números. Não há como suporte a essa utilização uma proposta de orçamento ou uma análise mercadológica, ou uma análise ponto de equilíbrio, uma identificação de margem de contribuição, às vezes esses usuários dizem que trabalham com “mark up”, mas a apresentação dos números não apontam para essa afirmação. Houve uma gestão de prazo de encaixe e de desencaixe, ou uma análise do perfil de fornecedores buscando maximizar controles de fluxo de caixa, por exemplo, com créditos de tributos.




O fluxo de caixa é uma ferramenta de uso importante para identificação do movimento de recursos disponíveis, movimentação de fluxo e contra fluxo desses recursos na empresa, mas há a necessidade de termos outras ferramentas que nos indiquem como fazer para esse fluxo chegar a empresa de maneira mais econômica, quando isso deve ocorrer, que produto ou serviço do nosso portfólio pode apresentar situação mais favorável para isso, para os outros produtos e serviços o que fazer para torna-los rentáveis, por quanto valorizar os nossos produtos. Em termos de contra fluxo temos o rigor da negociação com fornecedores, a importância da carga tributária, o momento certo da compra, atrelada a necessidade de produção e de comercialização, a logística, ou seja, o fluxo de caixa deve ser visto como uma dessas ferramenta.


Realize uma boa gestão no seu fluxo de caixa.

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