top of page

FLUXO DE CAIXA

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

Em nossas abordagens com empresas clientes, esse é um tema que sempre  é citado, e analisado no detalhe.


O foco que definimos para ele é de controle quanto a entrada e saída de recursos financeiros, ou seja, não deve ser utilizado isoladamente como instrumento de gestão. Ao fazermos esse comentário sempre surge a pergunta, mas por que não? Esclarecemos que o fato de termos recursos financeiros para movimentar não significa que ele teve origem em nossas operações, ou seja, ele pode ter origem em recursos de terceiros, capitação de recursos no mercado financeiro, e isso é um ponto de alerta para o nosso fluxo de caixa.


ree
ree

Enfatizamos a importância da periodicidade na revisão, e no acompanhamento do fluxo de caixa. Fundamental estipularmos um limite mínimo de capital de giro disponível diariamente para as nossas operações, fator esse atrelado ao nosso prazo médio de pagamento (desencaixe) e recebimento (encaixe), sempre com o alerta de que a “defasagem” nestes prazos, pode fazer com que tenhamos que recorrer ao mercado financeiro, daí a importância de termos no controle a identificação de gastos, considerados, fixos mensais em valor e em datas de ocorrência.


ree
ree

O acompanhamento de fluxo de caixa tem relação, inclusive, com  o perfil  de fornecedores e aspectos relacionados a administração tributária da empresa. Os dois slides na sequência esclarecem esses fatores.


ree
ree

Assim, é fato que o fluxo de caixa é importantíssima ferramenta  de gestão financeira nas empresas, sendo fundamental o seu acompanhamento periódico com definição de “pré-ações” a serem efetivadas de acordo com a ocorrência com a qual nos deparamos nesse controle. Evidencia-se nessa abordagem que, ter recursos no fluxo não pode ser considerado como parâmetro de “tranquilidade em seu acompanhamento” , o importante é ter recursos no fluxo sendo eles (recursos) originados das atividades operacionais da empresa, e não fruto de busca dos mesmos (recursos) no mercado financeiro. Mesmo aqui temos um ponto de atenção que é, se e quando necessário, esses recursos serem obtidos no mercado financeiro, mas tendo suporte projeções e controles efetivos de seus encargos estando eles (encargos) previstos em fluxos de caixa futuros com plenas previsões e condições de quitação.


ree
ree

Ponto de atenção relacionado ao fluxo de caixa, é o impacto que teremos nos seus apontamentos, quanto a Reforma Tributária. Acompanhar essas alterações do fluxo de caixa quanto ao impacto da Reforma Tributária é de natureza essencial para a empresa, pois teremos efetivos desdobramentos trazidos ao fluxo, pela implementação da Reforma Tributária.


Atenção com o seu fluxo de caixa!!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page