top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ICMS–ST E O PIS E A COFINS

O Superior Tribunal de Justiça – STJ – através da 1ª Seção, deu início a julgamento relacionado a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e da Cofins. Até o momento temos o voto do relator da ação que foi favorável a essa exclusão.


A questão é conhecida como uma das teses filhotes daquela em que houve a decisão do STF – Supremo Tribunal Federal, quanto ao ICMS não compor a base de cálculo do Pis e da Cofins.


Ponto de atenção na análise, fica por conta , de que o ICMS-ST não é destacado no documento fiscal de venda de quem teve o impacto da retenção antecipada do ICMS, ou seja, o substituído tributário, mas é evidente que esse imposto (ICMS na modalidade de substituição tributária) impacta o cálculo do Pis e da Cofins desse contribuinte substituído tributariamente.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page