top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ICMS – TUSD e TUST

Em nosso informativo de 20/julho/22 – ICMS _ TUSD e TUST – comentamos sobre a alteração trazida pela Lei Complementar de número 194/2022 retirando essas duas tarifas da base de cálculo do ICMS. A TUSD é a tarifa referente ao uso do sistema de distribuição de energia elétrica, e a TUST é a tarifa referente ao uso do sistema de transmissão de energia elétrica.


Os Estados estão se movimentando quanto a esse fato, pois há previsão de perda significativa na arrecadação do ICMS por essa exclusão, estimando-se ser a mesma de R$ 34 bilhões/ano.


O tema volta à tona nas discussões sobre a forma de reposição aos Estados de valor relacionado a perda de arrecadação por redução da alíquota do ICMS referente a combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte, que está sendo intermediado pelo STF – Supremo Tribunal Federal.


O cenário com relação a retirada da TUSD e da TUST da base de cálculo do ICMS fica mais sombrio quando se analisa o possível impacto dessa ação nos últimos cinco anos, o que pode vir a ser questionado pelos contribuintes.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Yorumlar


bottom of page