top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ICMS – TUSD e TUST

Em nossos informativos de 20/julho/22 e 27/setembro/22, tratamos da questão relacionada a TUSD e a TUST comporem a base de cálculo do ICMS. Esclarecemos que a TUST é a tarifa referente ao uso do sistema de distribuição de energia elétrica, e a TUST ser a tarifa referente ao uso do sistema de transmissão de energia elétrica. Comentamos que até a publicação da Lei Complementar de numero 194/22 havia dúvidas sobre essas tarifas comporem a base de cálculo do ICMS quando a tal do fornecimento (energia elétrica), mencionamos que a Lei Complementar excluiu essas duas tarifas da base de cálculo do ICMS nesses fornecimentos, fato que estaria sendo questionado pelos Estados, mediante a perda de R$ 34 bilhões/ano de arrecadação.


Temos agora, decisão do STF - Supremo Tribunal Federal, que mantém o entendimento quanto a essas tarifas comporem a base de cálculo do ICMS sobre o fornecimento de energia elétrica. Os Estados questionaram a eficácia da Lei Complementar para o tema, e tiveram sucesso na empreitada.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page