top of page

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – PERDAS RELACIONADAS A RECEBIMENTOS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 12 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

A Medida Provisória de numero 1128/22 abordou tratamento tributário que as instituições financeiras devem aplicar nas perdas relacionadas a recebimento de créditos, sendo essa aplicação a partir de 2025.


Dessa forma, a partir deste exercício (2025) essas instituições poderão deduzir da base de cálculo do imposto de renda, e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, as perdas com operações de créditos em atraso de regularização a mais de 90 dias, e as operações com empresas que estejam em processo de falência, ou, recuperação judicial, a partir da data da decretação efetiva desses eventos. O valor das operações em atraso, será apurado mensalmente conforme a “regra” indicada na Medida Provisória.


Essa análise ou abordagem, era intenção, deveria fazer parte do projeto da reforma tributária, mas a morosidade do tema no Legislativo, proporcionou a aprovação dessa Medida Provisória com o apoio do Banco Central.


Essa alteração pode, também, ser considerada um suporte na adaptação dos bancos para a implementação do IFRS 9, que propõe novas regras sobre a classificação de ativos financeiros contemplando a redução de valores recuperáveis, ou seja, o tratamento da PDD – provisão para devedores duvidosos, mudança significativa na contabilização dessas operações pelas instituições financeiras.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page