INTEGRAÇAO ENTRE AS EQUIPES
- Grupo Bahia & Associados

- 12 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Em treinamentos junto a empresas clientes, abordamos o conceito de “team building” que é a integração entre as equipes, de forma a termos um time forte. um time solido na organização.
Apesar da abordagem ter início com atividades do dia a dia relacionadas as áreas de controladoria, de contabilidade, de impostos, financeira, departamento pessoal recursos humanos, custos e outras relacionadas a gestão econômica e financeira do negócio, o conceito de “team building” abrange a organização como um todo.


Isso ocorre, porque o objetivo esta no bom atendimento ao cliente, e o cliente além daquele que procura o seu produto na prateleira do mercado, ou na loja de departamento, ou busca uma indicação para os seus serviços, é também aquele que esta do seu lado na organização. O profissional que atua na fábrica, no almoxarifado, na manutenção, na logística, na assistência técnica, enfim, em todas as áreas da organização é seu cliente, Se você atender bem a ele - cliente interno - atendimento de forma satisfatória, a chance da empresa atender o seu cliente externo com primazia é praticamente certa, e os seus objetivos organizacionais serão alcançados de forma efetiva.


A recomendação, fica por conta de uma auto análise quanto a você saber quem é o seu cliente interno, e sabendo quem é ele, fazer uma auto crítica do seu atendimento para com o mesmo. Esse atendimento é satisfatório quanto a resolver a questão apresentada ou realizar a atividade programada, no tempo estimado e na qualidade apreciada de forma a sequencia da informação ou da ação seguir com a devida qualidade?


As organizações empresariais devem buscar essa integração, esse fortalecimento, essa demonstração de que isoladamente, ou seja, com qualidade em somente uma área ou um departamento as operações não irão fluir como esperado. Imagina você um bom atendimento, uma boa recepção, com profissional atenciosa que lhe trata bem, mas quanto a ligação é transferida para a área que você solicitou o contato, temos a demora, temos a falta de conhecimento do assunto a ser tratado, temos a morosidade em ações e retornos.
A questão vai além desses fatores, chega a organização física, a organização documental, a organização sistêmica das informações e das atividades. Jamais essa organização deve parecer com o slide que está na sequência, pois as influencias ai são várias, como, quem faz o que, quando, de que forma, atendendo quem, com qual propósito. Não é isso!

O conceito da integração está vinculado a certeza de que sou parte de um time, e esse time trabalha para vencer e quanto ele vence, eu sei que fiz parte daquela vitória atendendo bem meu cliente interno e externo.

Vamos pensar e agir com integração entre as equipes, como um time coeso, com foco, com qualidade e com bom atendimento entre as áreas e departamentos da organização.



Comentários