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  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

LOGISTICA E A IMPORTANCIA DOS SEUS CONCEITOS E OBJETIVOS

Aqui no nosso dia a dia, buscamos enfatizar a questão logística  como fator  preponderante e indissociável das atividades industriais, e comerciais das empresas. Do que adianta  ter e manter  uma estrutura  industrial, se temos dificuldades para receber e armazenar da forma correta insumos para a produção, e temos dificuldades para fazer nossa  produção chegar os centros distribuidores e consumidores? Da mesma forma do que adianta  termos uma estrutura comercial com dificuldades de manter e repor estoques destinados a atender os nossos clientes, assim como, temos dificuldades para entregar a eles os produtos que adquirem de nós?


A identificação do produto no mercado, da sua marca, o seu reconhecimento, a sua qualidade, aspectos relacionados a “customer experience” e a “customer sucess”, tem relação direta com a sua estrutura de fabricação, comercialização, abastecimento, e ai a logística é componente integrante e fundamental.



Esse conceito é bem interessante, considerando que estamos  abordando ele, na visão de “extrapolar” as operações as empresa, ou seja, se sou industrial ou comerciante, como fazer com que os meus insumos de produção e as minhas mercadorias para revenda  cheguem até meus estabelecimentos, e como coloca-los a disposição nos pontos de venda? Agora,  vamos aplica-lo para as nossas operações internas, nossos clientes internos na organização. Para manter a mesma qualidade da logística externa, agora internamente, preciso saber  quem são os meus clientes, o que devo disponibilizar a eles, onde buscar as informações que vou trabalhar para entregar a etapa seguinte do processo, o que devo disponibilizar para essa etapa, em qual formato, em qual prazo, por qual meio, e conhecendo a expectativa desse meu cliente quanto ao meu trabalho



Na logística externa, para o bom desempenho,  preciso conhecer o modal no qual vou operar,  preciso dominar os desdobramentos da minha atividade, não sendo expert somente no transporte, mas na armazenagem, na intralogística, na gestão da mercadoria que está sob a minha responsabilidade. O mesmo ocorre na  similaridade interna, ou seja, para o bom desempenho na organização, recebendo, processando e despachando informações, preciso saber quais ferramentas necessito, quais me foram colocadas a disposições, preciso operacionalizá-las, analisando, criticando, e reproduzindo os resultados dos seus processamentos sempre com qualidade, e o mais importante estar sempre atualizado quanto a esse uso e operacionalização.



Com tudo isso, tanto na logística interna, como na logística externa, o objetivo deve ser sempre o atendimento as expectativas dos nossos clientes, sempre lembrando que em um cenário (externo) ou no outro (interno),  estamos tratando de componente essencial para o todo quanto a (externo) divulgar a minha marca, manter a qualidade da minha marca do meu produto, ter o reconhecimento do meu cliente, ajuda-lo a administrar um item essencial do seu patrimônio que é o seu estoque. Já no outro cenário (interno) o foco é a qualidade das informações que disponibilizo, e a consciência que participo de um time, é o trabalho em equipe, é as busca da excelência apresentando propostas de melhorias interagindo com profissionalismo, estando sempre disposto a ajudar, ou seja, em ambos os casos (interno e externo) a qualidade sempre!





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