top of page

LOGISTICA INTEGRADA (II)

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 8 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Em nossos informativos de 26/agosto/2023 tratamos do tema Logística Integrada.


Mencionamos que as questões relacionadas a logística tem vinculação direta com  as atividades das empresas, e que de forma geral, a definição de logística, está vinculada com  as fases do processo de compra e venda de mercadoras e produtos, que fazem com que o material objeto da operação seja recebido no seu destino, envolvendo, tradicionalmente, atividades relacionadas a transporte e a armazenagem.


Enfatizamos, que não podemos analisar a logística só com base nessas duas fases – transporte e armazenagem – pois temos várias outras etapas que integram o processo logístico, e que estão vinculadas, a manutenção da qualidade do item movimentado, armazenado, despachado, e que pensar na estruturação da operação, de maneira a gerar economia ao processo, seja pela forma de movimentação, pelo meio de transporte (um ou vários modais), pelo local de armazenagem é fator preponderante ao estudarmos esse tema. Importante considerar que ao mencionarmos o fato relacionado a logística estar vinculado as fases do processo de compra e venda, onde está intrínseco, o fato de que o item deve ser entregue por quem o vendeu, para quem o adquiriu, temos ai uma sequência de etapas comerciais, ou, estrutura de fornecimento, pois quem adquiriu esse item, pode revende-lo novamente, ou, pode utilizá-lo na sua linha de produção como um insumo que irá compor outro produto a ser comercializado, ou pode até ser o adquirente final, usando o item para o seu consumo interno. Essas etapas todas, distintas pela sua característica de destinação do produto em análise, tem exigências diferentes quanto ao suporte logístico.


Reforçamos que é nesse cenário que se insere o conceito de logística integrada, ou seja, a boa gestão de materiais, seja focando a sua administração (qualidade, prazo de entrega, controle em estoque, respeito a estoque mínimo), a sua movimentação (atendimento a prazo de disponibilização, manutenção da qualidade nessa alocação, formas apropriadas de manuseio e locomoção), e guarda (atendimento de todas as orientações e condicionais para a acomodação, prazo de validade para uso, controle físico escritural, realocação interna em armazenagem), assim todas  essas atividades devem estar devidamente lastreadas com documentação competente, bem  como os registros fisco-cadastrais dos estabelecimentos envolvidos na operação necessitam estar devidamente regularizados para as sua participação no processo de logística integrada.


Esse tema – Logística Integrada – nos últimos meses,  tem se acentuado no que se refere a  abordagens relacionadas as empresas que acompanhamos. Um dos motivos é a racionalização das operações voltadas a boa gestão do estoque, e das ações para a sua disponibilização, no momento certo, no local certo, e com a qualidade necessária –seja estoque de insumos ou de produtos acabados manufaturados pela própria empresa -. Outro motivo é ter profissionais especializados acompanhando essas atividades vinculadas a boa gestão de materiais e produtos, e por fim, outro motivo, é a economia em escala que esse projeto pode trazer. Exemplo, estoque de insumos adquirido de forma bem acima do necessário, além de proporcionar um desembolso de caixa significativo de forma antecipada, desbalanceando o fluxo financeiro da empresa, vai abarrotar o estoque trazendo dificuldades de locomoção, ou vai gerar gastos extras para armazenagem externa,  vai direcionar atividades relacionadas ao controle de qualidade e prazo de uso desses insumos, vai demandar acompanhamento mais direcionado ao controle de qualidade dos produtos finais nos quais esse insumo é parte integrante, vai despender gastos sistêmicos para o controle desses itens adquiridos além do necessário, ou seja, várias ações com efeitos econômicos e financeiros serão daí desencadeadas. O mesmo se aplica a entrega dos materiais fornecidos pela empresa, o cumprimento de prazo de entrega, a preservação da qualidade, a racionalidade de custos dessa operação de entrega, a vantagem de manter estoques avançados para esse fim, são fatores importante de avaliação para, inclusive, manter a competitividade da empresa.


Importante entender que o conceito de logística integrada esta suportado na racionalidade e produtividade de todos os componentes do processo logístico -integração de fatores com o objetivo da boa gestão logística-. Por vezes, temos  situações que são identificadas, operacionalmente, como de logística integrada, mas o objeto contratual que as suportam, tratam de etapas de atividades logísticas, como o transporte, ou, a armazenagem, ou, a conferencia física de materiais em armazém, ou, conferencia sistêmica de materiais em armazém, ou, a atividade de comissária de despachos aduaneiros, isso de forma isolada.


Sobre Logística Integrada, temos matéria publicada, em dois sites especializados. Boa leitura!



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page