MODELO COMPETENTE E EFETIVO (EFICÁCIA E EFECIENCIA) DE GESTÃO.
- Grupo Bahia & Associados

- 29 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Muitas vezes, falando com clientes, e mesmo empresas não clientes, abordamos o tema organização, e verificamos que há uma certa divergência em termos de compreensão da abrangência da palavra. Alguns direcionam a mesma a empresa, outros a direcionam a terem equipamentos, máquinas e ferramentas, em locais certos, outros fazem a junção das duas aplicações.
Podemos dizer que todos estão certos, mas há necessidade de calibrar a extensão do termo. Organização é uma palavra que tem origem no Grego (organon) significando ferramenta de trabalho, ou, utensílio e instrumento direcionado ao trabalho. Por isso, a interpretação das empresas conforme cometamos acima, não está, de todo, equivocada. O termo organização, pode sim, representar a empresa, quando falamos de organização empresarial, pode representar ramo ou ala da sociedade quando falamos de organização social, pode representar organização médica, quando tratamos de saúde, pode representar organização familiar quando falamos de família, do lar, pode representar organização governamental quando falamos de governo, e pode representar organização em termos de tudo estar no lugar certo quando falamos de ordem de disciplina.
Uma das percepções mais importantes é que organização no contexto de produtividade é a operacionalização de sistema que nos permite alcançar um resultado planejado (ferramenta/utensílio para se realizar bem determinada atividade). Trabalhando de forma organizada, base em um planejamento, um plano de ação, identificando e definindo as necessidades, bem como a forma de supri-las, definindo prazos, formas de acompanhamento e correção de desvios, definindo meios e ferramentas, o sucesso é certo, mas chegamos lá, devido a organização aplicada a situação e as operações relacionadas a ela.
Por vezes, nos deparamos com eventos que beiram o caos, mas analisando suas variáveis, facilmente identificamos métodos eficientes para uso que podem trazer resultados bons aquela falta de organização.


A abrangência do termo organização se agrega ou se multiplica quando bem aplicada. Se temos uma empresa com processos, procedimentos, com ferramentas inclusive sistêmicas, com capacitação profissional, com metas claras e objetivas, tudo buscando alcançar nossos objetivos empresariais, trazendo qualidade aos nossos produtos ou serviços, facilmente a nossa identificação no mercado será de organização empresarial no sentido de competência naquilo que nos propomos a fazer. Caso contrário, podemos ser identificados como “aquela bagunça”.


Importante a visão de que a organização abrange o todo, todas as áreas, todos os departamentos, todos os colaboradores, todas as operações. Entender a estrutura operacional, estar integrado a ela. Isso é fundamental. Não é somente fazer, mas sim fazer e entender porque realizo aquela tarefa, saber o que deve receber e em que qualidade, e o que deve entregar, para quem, em que tempo, e com qual qualidade.

Aplique a metodologia 5S em suas atividades, no seu departamento, na sua empresa. Organize-se, e seja reconhecido por isso. Traga qualidade a sua atividade, ao seu trabalho, ao seu serviço, ao seu produto. Entenda a sua operação e identifique pontos de melhorias, eles sempre existem.


Pense na organização, com organização, e realize uma gestão competente de suas operações!



Comentários