• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

NOVA INDUSTRIA BRASIL

Trata-se de programa do Governo Federal destinado a estimular o setor industrial. O programa esta previsto até 2026 com a destinação de R$ 300 bilhões para investimento e incremento das atividades do setor, sendo que a maior parte dos recursos virá do BNDES, inclusive com a volta do “BNDES Investidor”, destinado a participação em empresas, através da compra de ações. A mecânica  do programa será de financiamento, subsídio, e participações, sendo que além do BNDES, a FINEP e EMBRAPII também participarão.

O mercado vê esse programa com certo ceticismo, sob a ótica de que no passado, a mesma proposta não alcançou os objetivos originalmente propostos. De seu lado, o Governo, alega não se tratar da mesma política, tendo o programa, agora proposto, metas claras e diretrizes bem definidas para os próximos 10 anos.

O Governo aposta no papel do Estado para desenvolver o setor industrial incluindo ai o incremento das exportações.

Vamos acompanhar.