ORÇAMENTO DINÂMICO
- Grupo Bahia & Associados
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Esta é uma época na qual as empresas trabalham forte em seus orçamentos, ou, budget, considerando período anual ou plurianual. A base para esse trabalho esta relacionada as projeções de receitas, custos e despesas para a empresa nesse período vislumbrado. Correndo por fora nessa abordagem temos o forecast, suporte em acompanhamentos e ajustes periódicos vinculados ao orçamento, ou, o conhecido ajuste orçamentário.
É natural as empresas realizarem seus orçamentos considerando os conceitos que já abordamos em outros informativos, suporte em dados históricos, ou, no chamado orçamento base zero.
Temos mais um conceito a agregar a essa proposta de controle orçamentário das empresas, que é o orçamento dinâmico.
Nesse conceito, o orçamento estático, base em dados histórico e projetados com suporte em estimativas de fluxo econômico e financeiro, ou, o orçamento base zero, são substituídos por uma proposta orçamentária variável, na qual os custos, despesas e investimentos, tem revisões constantes, de acordo com o resultado de cada período, via de regra, o mês, ou, de forma mais conservadora o trimestre. Nessa modalidade, a qualidade das informações, a agilidade, e a flexibilidade de ajuste dos números, são pontos fundamentais para o sucesso do orçamento


Instrumentos de controles societários e gerenciais como as contabilidades nessas versões (societária e gerencial), o fluxo de caixa, o planejamento estratégico, entre outros instrumentos de controle econômico e financeiro, direcionam a confecção dessa modalidade de orçamento e o sua periodicidade de revisão.


A qualidade das informações recebidas, processadas, analisadas, e que venham a compor relatórios suporte para a análise desses números decisórios, devem manter criticidade suficiente para uma tomada de decisão rápida e assertiva. Imagine o caso da empresa, fechar seu orçamento tradicional contando com um determinado projeto, fonte de receita e de necessidade de investimentos para o próximo exercício. Ter essas informações em seu planejamento estratégico e planejar esforços operacionais e econômicos financeiros para essa realização, mas por questões que fujam ao seu controle, o cliente por motivo de força maior, adia, ou, mesmo cancela o projeto. O que fazer? Como projetar e processar ajustes orçamentários que contornem essa situação? Essa é a proposta do orçamento dinâmico, propiciar uma ferramenta alternativa de controle orçamentário para situações especiais nas quais haja a necessidade rápida de alterações e tomada de decisões. Aliás, ocorrências recentes identificadas como “tarifaço” foram indicativos claros de uso dessa modalidade de orçamento.

Importante que as empresas tenham esse acompanhamento orçamentário em suas operações, e estejam aptas a realizarem ajustes da forma a mais dinâmica possível, em busca de na operação terem o perfeito alinhamento com aquilo que foi orçado. Base Histórica, Base Zero, Base Dinâmica, ideal trabalhar com orçamento!
Comentários