No mundo corporativo, é comum participarmos de reuniões, com os mais variados intuitos, em que identificamos claramente os que estão ouvindo e os que estão escutando.
Há uma diferença clara nas duas ações.
A ação de ouvir esta relacionada ao sentido da audição. Já a ação de escutar está relacionada a se processar o que está sendo, ou, o que foi ouvido.
Ponto importante, no mundo corporativo, para assuntos que estejam relacionados ao desenvolvimento da nossa atividade profissional, ao progresso da nossa função, ao reconhecimento do nosso desemprenho profissional é sempre escutar. Para outros assuntos que não tenham relação a esses fatores e que não agreguem diferencial na nossa atividade profissional, a proposta é só ouvir.
Essa postura de interação de envolvimento com a informação que foi transmitida tem vinculação com etapas motivacionais seguintes ao escutar, ou seja, no que posso colaborar, no que posso estar integrado com essa ideia, com esse projeto, quero fazer parte dele.
Um racional bem interessante para análise desse tema, avaliamos, deve ter a seguinte evolução.
Assim, vamos ter a clara definição da iniciativa de ouvir e da iniciativa de escutar. Vamos discernir bem esses conceitos, de forma a podermos nos preparar para participar dos processos, dos projetos, das iniciativas de forma ativa.
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