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PONTO DE EQUILÍBRIO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 29 de ago.
  • 2 min de leitura

Quanto precisamos gerar de receita para suprir  nossos custos e despesas?


Quanto precisamos vender para igualar nossos gastos relacionados a custos e despesas?


Nossos custos e despesas podem ir até que nível considerando nosso volume de vendas?


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O mercado em que atuamos permite pensarmos e trabalharmos para aumento das vendas?


O que  os nossos produtos (ou serviços) precisam ter de diferencial para alcançarmos o equilíbrio entre receitas e custos e despesas?


Dessa forma nosso lucro começa a surgir a partir de que nível de vendas?


Estamos aqui, analisando e fechando nosso planejamento estratégico para 2026, nosso ponto de equilíbrio indica que podemos e devemos investir, e no que investir para alcançarmos a lucratividade?

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Essa análise estratégica é suportada em conhecimento do mercado, projeções de vendas, projeções e competente administração de gastos relacionados a custos fixos e variáveis, análise da margem de contribuição. A analise fica mais rica quando, além do foco contábil (receitas necessárias para cobrir custo e despesas),  analisamos a questão com um perfil mais econômico, ou seja, qual o lucro desejado tendo em  vista que por traz da análise, podemos ter aspectos relacionados ao custo de oportunidade, tipo, caso eu investisse em “X” teria y% de ganho, assim vou considerar nesse projeto “Z”, esse ganho no cálculo do ponto de equilíbrio. Podemos ter, também, a análise com uma visão mais financeira, ou seja, não incluir na avaliação custos e despesas que não reflitam desembolso financeiro, por exemplo, despesas de depreciação.

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O importante é a consciência dessa análise ser estratégica, gerando com qualidade os números que são resultados dela e tendo-os em mãos, realizando análises periódicas, tendo planos de ações para possíveis correções. Agindo assim, com certeza, você alcançara o sucesso em sua administração. Boa sorte!




 

 
 
 

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