top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PREÇO DOS INSUMOS INDUSTRIAIS

No segundo trimestre os preços dos insumos industriais subiram em média 6,2%. A composição dessa média tem como componentes o aumento de custo de itens importados na faixa de 17,7% e o aumento de custos de itens locais na faixa de 4,1%.

Apesar dessa variação em alta, no mesmo período os custos industriais caíram 1,5%. Fatores como redução com tributos a recolher, considerando a postergação de recolhimentos, redução de custos sobre o capital de giro, considerando medidas de créditos, e a redução com energia elétrica considerando a demanda reduzida, influenciaram esse percentual.

As projeções para igual período seguinte indicam a escassez de alguns insumos industriais, e o aumento de custos industriais, considerando que o período de postergação de recolhimentos de tributos se encerrará, possivelmente teremos aumento da demanda de energia elétrica elevando o preço da mesma aos níveis de antes da pandemia. Outro ponto que espera-se poderá impactar esse custo é a retomada, para algumas empresas, da normalidade quanto a carga de horas trabalhadas. Item de maior preocupação para o período é a escassez de insumos industriais, que estima-se, terá normalização em até três meses.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

bottom of page