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PROCESSOS E PROCEDIMENTOS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 10 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Muitas empresas, apesar de sua capacitação negocial e operacional, e da dedicação de seus colaboradores, não conseguem controlar os desperdícios de esforços que realizam para determinadas ações que visam alcançar objetivos predefinidos.


Analisando a questão, verificamos a ausência de processos e procedimentos bem definidos e devidamente divulgados entre os envolvidos. São na maioria das vezes questões conceituais que carecem de um maior detalhamento por parte da empresa quanto a capacitação do seu time. Algo do tipo, vocês conhecem a nossa missão, sabem os processos que temos para alcança-la, sabem os procedimentos que desenvolvemos e utilizamos base nesses processos, voltados cumprirmos a nossa missão? Algo do tipo:

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A experiencia demonstra que muitos dos envolvidos na operação não tem conhecimento dessas informações, desses conceitos, dessas predefinições.


As empresas, muitas vezes, investem em tecnologia e sistemas de informação, os famosos ERPs (sistemas de gestão), para a solução dos problemas que identificam em sua operação, mas não trabalha de forma preliminar em processos, procedimentos, normas operacionais. O resultado é que as suas falhas, com o uso de tecnologia, começam a aparecer mais rapidamente, ou seja, não tivemos a solução dos problemas mas as suas evidenciações o que pode não ser bem recebido pelo mercado.

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Importante que as empresas tenham trabalhos fortes, voltados a seu fluxo de informações e documentos, atividades que estruturem essa massa de dados que será trabalhada pelo seu sistema de gestão. Há a necessidade de processos e procedimentos que objetivem a eliminação de riscos, seja lá de que natureza for, que tragam rastreabilidade as transações, inclusive desses dados no tratamento sistêmico dos mesmos, e que definam níveis de aprovação para etapas dos processos. Há necessidade de implantar, aprimorar, ou até mesmo redefinir esse fluxo de informações com foco em todas as áreas da empresa.

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Essa procedimentalização das atividades é fundamental para se ter uma operação sem atropelos, com ações definidas para contornar eventos inesperados, para demonstrar ao mercado qualidade de dados, informações, divulgações, administração, e consequentemente de produtos, serviços, pré-vendas e pós vendas.

 
 
 

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