• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PROCESSOS E PROCEDIMENTOS

Muitas empresas, apesar de sua capacitação negocial e operacional, e da dedicação de seus colaboradores, não conseguem controlar os desperdícios de esforços que realizam para determinadas ações que visam alcançar objetivos predefinidos.

Analisando a questão, verificamos a ausência de processos e procedimentos bem definidos e devidamente divulgados entre os envolvidos. São na maioria das vezes questões conceituais que carecem de um maior detalhamento por parte da empresa quanto a capacitação do seu time. Algo do tipo, vocês conhecem a nossa missão, sabem os processos que temos para alcança-la, sabem os procedimentos que desenvolvemos e utilizamos base nesses processos, voltados cumprirmos a nossa missão? Algo do tipo:

A experiencia demonstra que muitos dos envolvidos na operação não tem conhecimento dessas informações, desses conceitos, dessas predefinições.

As empresas, muitas vezes, investem em tecnologia e sistemas de informação, os famosos ERPs (sistemas de gestão), para a solução dos problemas que identificam em sua operação, mas não trabalha de forma preliminar em processos, procedimentos, normas operacionais. O resultado é que as suas falhas, com o uso de tecnologia, começam a aparecer mais rapidamente, ou seja, não tivemos a solução dos problemas mas as suas evidenciações o que pode não ser bem recebido pelo mercado.

Importante que as empresas tenham trabalhos fortes, voltados a seu fluxo de informações e documentos, atividades que estruturem essa massa de dados que será trabalhada pelo seu sistema de gestão. Há a necessidade de processos e procedimentos que objetivem a eliminação de riscos, seja lá de que natureza for, que tragam rastreabilidade as transações, inclusive desses dados no tratamento sistêmico dos mesmos, e que definam níveis de aprovação para etapas dos processos. Há necessidade de implantar, aprimorar, ou até mesmo redefinir esse fluxo de informações com foco em todas as áreas da empresa.

Essa procedimentalização das atividades é fundamental para se ter uma operação sem atropelos, com ações definidas para contornar eventos inesperados, para demonstrar ao mercado qualidade de dados, informações, divulgações, administração, e consequentemente de produtos, serviços, pré-vendas e pós vendas.