top of page

PROPOSTA DE ORÇAMENTO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 31 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

A busca do déficit zero para 2024. A proposta de orçamento a ser encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, se baseia em três pilares para aumentar a arrecadação.

O primeiro esta relacionado a recomposição da base fiscal e correção de distorções, o que envolve a redução de litígios junto ao CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, e as decisões do STJ sobre a tributação de benefícios do ICMS.

O segundo vincula-se a isonomia tributária e ao enfretamento de abusos, que envolve fundos exclusivos, as offshore, e o fim da possibilidade de dedução de juros de capital próprio na base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

O terceiro focará uma melhoria de relação com o Fisco que abrangerá a tramitação de grandes teses no Judiciário, isso através da PGFN, assim como as transações tributárias junto a Receita Federal, e regulamentação de apostas esportivas.

Com essas ações a proposta é de arrecadação extra na ordem de R$ 168 bilhões.

Importante que as empresas fiquem alertas aos pilares acima comentados, pois é claro, que o desdobramento dos mesmos, terá como resultado o foco em fiscalizações, ou, acompanhamentos mais estreitos as suas operações, aumento de carga tributária, e possibilidade de liquidações mais benéficas de dívidas tributárias. Muitos desses temas foram tratados recentemente em nossos informativos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page