top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PROPOSTA PARA SIMPLIFICAR A COMPLEXIDADE

Está em estudo na Câmara do Deputados em Brasília, uma proposta cujo objetivo é reduzir o custo das empresas para o atendimento das chamadas obrigações acessórias de natureza fiscal e tributária nos níveis da União, dos Estados e dos Municípios.


A proposta tem como foco a redução dos custos assumidos pelas empresas para esse atendimento e a eliminação da burocracia, trazendo em contrapartida, a agilização no fluxo de dados nos sistemas de arrecadação dessas três esferas de gestão tributaria, base no uso de tecnologia da informação.


Para isso, temos o trabalho do Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, que esta vinculado ao Ministério da Economia. Esse Comitê tem a participação de membros da União, Estados e Municípios.


Uma das sugestões é a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica, que suportará o registro das operações com mercadorias, assim como das operações relacionadas a prestação de serviços. Estima-se que essa sugestão diminuirá o numero de documentos que suportam essas operações, o que facilitará, também, o trabalho dos Fiscos nos três níveis de gestão fiscal e tributária. Objetiva-se acelerar o trâmite dessa proposta no Congresso, porém, o ano eleitoral pode ser empecilho para a sua evolução.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page