QUEM É SEU INTERLOCUTOR – O QUE SE BUSCA COM O CONTATO – ESTEJA PREPARADO!
- Grupo Bahia & Associados
- há 35 minutos
- 2 min de leitura
Um dos treinamentos que realizamos com o nosso time, está relacionado a conversar com terceiros, que podem ser clientes, podem ser fornecedores, podem ser profissionais do nosso próprio time, ou do time de clientes ou do time de fornecedores..
A abordagem é direcionada à “...qual informação estamos buscando....”? Termos indicativos sobre esse objetivo, e buscarmos uma preparação preliminar sobre ele é importante para o sucesso da empreitada.


Também comentamos, que a objetividade nas abordagens é fundamental para chegarmos a uma conclusão, chagarmos a uma solução. Se a conversa é repleta de interrupções e recheada de outros variados assuntos dispares, ela se torna improdutiva para o fim ao qual foi convocada. Para isso conhecer o interlocutor, ter informações básicas sobre ele, é importante para nos prepararmos e avaliarmos se o que temos de dados, para aquela situação, para aquele momento é, ou não, suficiente. O nível de abordagem do tema e a especialização de cada colocação esta relacionado a esse aspecto. Isso também tem relação com a produtividade do contato, com a satisfação do que é tratado e do entendimento das explanações.


Situações para as quais devemos estar preparadas ao tratar com o nosso interlocutor, devem estar no radar. Podemos ser cobrados por objetividade, por abordagem direta, por colocações claras sem “meias palavras”. Podemos, também, ser cobrados por abordagem mais acadêmica, mais pontual, mais dissertativa e esclarecedora para aquele determinado fato. Você sabe o que o seu interlocutor espera de sua apresentação, de suas explanações?


Via de regra, você vai ter que apresentar uma solução, ou, pelo menos um indicativo de atividade para alcança-la, e isso está relacionado a você ter um projeto, um cronograma, um orçamento, uma matriz de responsabilidades, uma projeção de resultados com acompanhamentos periódicos das atividades. Seja realista, seja simples nas colocações, seja direto em assuntos que mereçam uma definição rápida. Assertividade essa é a “pegada”!!



Já sabe quem é o seu interlocutor para preparar o seu material de apresentação, para direcionar suas abordagens? Boa sorte!
Comentários