top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

REFORMA TRIBUTÁRIA – EXPECTATIVAS POSITIVAS

Estudo realizado pelas consultorias Endeavor e Ernst Young  indicam que  as empesas poderão economizar até R$ 28,1 bilhões/ano com a reforma tributária, isso considerando a redução de horas direcionadas a apuração, cálculo, e pagamentos de  tributos sobre o consumo. A base para essa redução é a unificação de tributos, de maneira a transformar cinco deles que taxam consumo (ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS), em dois (ICMS e ISS = IBS e IPI, PIS e COFINS = CBS). Um dos parâmetros analisados tem relação ao numero de horas gastas pelas empresas para atenderem questões de natureza tributária.  Com o atual sistema tributário a estimativa é de que se gaste em média 1501 horas/anuais para esse atendimento, e com a proposta da reforma, essa estimativa vai para  600 horas/anuais. A informação complementa dado quanto a, em países da OCDE – Organização para Cooperação e  Desenvolvimento Econômico, a quantidade de horas direcionadas a essas atividades é de, em média, 150 horas/ano.

 

Vamos torcer para que as projeções estejam corretas, e essas reduções realmente se evidenciem.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

bottom of page