top of page

REGIME ESPECIAL DA INDUSTRIA QUÍMICA – REIQ (II)

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 1 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Em nosso informativo de 28/agosto/23 com o título “REGIME ESPECIAL DA INDUSTRIA QUÍMICA – REIQ” reproduzimos informação constante no site do Ministério do Desenvolvimento Industria, Comercio e Serviços, quando ao denominado “reaquecimento” desse Regime, isso através de disposições contidas no Decreto de número 11668/2023.

Resumidamente, esse Decreto, trata de disposições contantes na Lei de numero 11196/2005 que se referem a:

-benefício fiscal relacionado a alíquotas diferenciadas de Pis e da Cofins, (entre 0,18% a 1,52% de Pis e 0,82% e 7% de Cofins) a serem utilizadas de acordo com o ano do fato gerador das contribuições (de 2013 a 2027), aplicáveis pelo produtor ou importador de nafta petroquímica, quando da venda (receita bruta) desse produto para as centrais petroquímicas. O benefício aplica-se também para as vendas de etano, propano, butano, condensado e correntes gasosas de refinaria - HLR - hidrocarbonetos leves de refino para centrais petroquímicas para serem utilizados como insumo na produção de eteno, propeno, buteno, butadieno, orto-xileno, benzeno, tolueno, isopreno e paraxileno, e para as vendas de eteno, propeno, buteno, butadieno, orto-xileno, benzeno, tolueno, isopreno e paraxileno para indústrias químicas para serem utilizados como insumo produtivo .

-créditos que as centrais petroquímicas poderão efetivar, com base em Pis de 1,65% e Cofins de 7,6% quando da apuração do seu Pis e Cofins pelo regime não cumulativo, isso considerando as aquisições dos produtos acima listados.

-termo de compromisso que as centrais petroquímicas e que as industriais químicas deverão formalizar, junto a Receita Federal, para utilizarem a apropriação de créditos da forma comentada no item precedente. Esse termo estará vinculado a ratificação de práticas relacionadas a segurança do trabalho, licenças ambientais, compensações ambientais, regularidade tributária e previdenciária, aquisição e retirada de circulação de certificados relativos a Reduções Verificadas de Emissões (RVE) de Gases de Efeito Estufa (GEE) em quantidade compatível com os indicadores de referência aplicáveis ao impacto ambiental gerado pelas emissões de carbono decorrentes de suas atividades de acordo com regulamento, e manutenção de quadros funcionais quantitativos de empregados igual ou superior ao verificado em 1º de janeiro de 2022. A Receita Federal encaminhará esse termo e documentos a ele juntados para o Ministério do Trabalho e Emprego, e para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

-possibilidade de créditos adicionais na ordem de 0,5% de Pis e 1% de Cofins, que as centrais petroquímicas e as industrias químicas poderão utilizar no período de janeiro/24 a dezembro/27, mediante compromisso de investir na ampliação de capacidade instalada, isso direcionado inclusive, a ampliação de capacidade produtiva ou instalação de novas plantas que utilizem gás natural para a produção de fertilizantes. A formalização desse compromisso de investimento será apresentada ao Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA

Em nossos informativos de 06/novembro/25 , 11/novembro/25, 17/novembro/25 tratamos dessa questão.   Temos agora, a publicação da Lei de número 15270/25 que oficializa o mesmo.   Em resumo as determina

 
 
 
e_COMMERCE

Em vários projetos que acompanhamos, por vezes é parte dele, a avaliação quanto, ao elo comercial da operação, ser realizado através de transação enquadrada como e_Commerce. Ao analisarmos a questão,

 
 
 
SPED FISCAL E OS NOVOS TRIBUTOS DA REFORMA

Tema que tem atenção constante dos envolvidos com as atividades relacionadas as obrigações assessórias fiscais e a Reforma Tributária é vinculado a EFD ICMS E IPI, ou, SPED Fiscal, com entrega  a part

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page