RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE
- Grupo Bahia & Associados

- 5 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Em nosso informativo de 12/dezembro/20 – IFRS _ RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE, comentamos sobre o fato da Fundação IFRS ( International Financial Reporting Standards) que dá os direcionamentos, em termos mundiais, para normas de contabilidade das empresas, estar avaliando a possibilidade de propor padrões de relatórios direcionados a informações quanto a políticas de sustentabilidade aplicadas e patrocinadas pelas empresas.
Temos, agora, o fato de relatórios de sustentabilidade entrarem em vigor em janeiro/2024, com o objetivo de termos uma linguagem global para informar a evolução das empresas nesse aspecto ambiental.
Estima-se dificuldades das empresas para atender essa demanda de informação, sendo um dos pontos de maior atenção quanto a essa dificuldade a informação de impactos socioambientais de toda a cadeia produtiva, identificado como escopo 3.
Esse escopo é parte do chamado inventário de GEE – Gases de Efeito Estufa, composto por três escopos. O primeiro refere-se a emissão de GEE originada de fontes pertencentes ou controladas pela empresa. O segundo refere-se a emissão de GEE com origem na compra de energia elétrica da rede ou a vapor. O terceiro refere-se a outras emissões indiretas que ocorram ao longo da cadeia de valor da operação, e estão relacionadas a emissões que realizadas na extração ou produção de matéria prima, no transporte, emissões relacionadas ao uso final do produto, etc....
As duas primeiras normas relacionadas a informação sobre sustentabilidade foram emitidas em junho/23 pelo Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade Internacional (ISSB). Localmente, até que a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, regulamente esses procedimentos para as empresas, o padrão de informação definido pelo ISSB será facultativo



Comentários