top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

SANCIONADO PROJETO DE LEI QUE MUDA REGRAS DO CARF

Em nossos informativos de 07/07/23, 10/07/23 e 31/08/23 tratamos da questão relacionada ao CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (segunda instancia administrativa quanto a questões tributárias a nível federal), abordando o tema “voto de qualidade”. Comentamos sobre o Projeto de Lei que trazia como proposta a alteração da dinâmica de julgamentos do CARF ter sido aprovado o Senado, de forma que esse resultado trouxesse novamente o chamado voto de qualidade, no qual, em caso de empate na turma de julgamento, o voto final é do representante do Governo.


Esse projeto de Lei foi sancionado recentemente, de forma a devolver para o Ministério da Fazenda o poder de desempate em julgamentos, na esfera administrativa federal, de processos de natureza tributária. Com a extinção desse voto de qualidade, em 2020, alega-se que a União perdeu valores significativos nas discussões no âmbito administrativo com contribuintes. Essa é mais uma ação do Governo Federal, em busca da melhora da arrecadação para atender a proposta de zerar o déficit orçamentário em 2024.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page