• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

SELIC A 10,75% ANO

Após quase cinco anos a SELIC chegou a dois dígitos. O Comitê de Política Monetária do Banco Central, elevou a SELIC em 1,5 ponto percentual chegando a mesma a 10,75%.

Apesar do aumento ocorreu a sinalização destinada a reduzir o ritmo de aperto monetário. Em resumo, a análise é que a SELIC teve grande elevação desde 2021, porém os efeitos dessa elevação não são rapidamente notados quanto a provocarem a queda da inflação, ou seja, a meta e o horizonte quanto a se avaliar os efeitos da política monetária contempla 2022 e 2023 e estima-se que para eles as ações foram tomadas, basta agora acompanhar os resultados.

Nesse panorama, investimentos de renda fixa tendem a serem mais atrativos em 2022, o que merece atenção por parte dos investidores do mercado de renda variável, que venham a analisar possível migração, pois poderão ocorrer boas oportunidades também nesse mercado de renda variável.

A sugestão é acompanhar a evolução dos dois mercados e as tendências de ajustes da SELIC por parte do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).